Colégio do Cambuci distribui 25 mil livros a entidades

O Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 29 de outubro, mas as crianças de 11 entidades menos favorecidas da zona sul de São Paulo receberão uma verdadeira biblioteca no próximo dia 25 de março. A campanha Leia São Paulo, uma iniciativa do Colégio Marista Glória, localizado no bairro do Cambuci, irá entregar 25 mil livros que foram arrecadados pelo colégio em outubro do ano passado.

Uma pesquisa do Instituto Pró-Livro (1998) constatou que 77 milhões, ou 45% dos entrevistados, foram classificados como não-leitores. A falta de leitura, muitas vezes, é decorrente do elevado preço do livro ou da falta de hábito.

“A leitura ainda continua sendo uma prática pouco habitual em nosso país, seja pela pouca valorização do livro, como também pelo preço, que continua inacessível a uma grande parcela da população. A exemplo do que já acontece com a Campanha do Agasalho, a intenção do Glória é fazer circular livros usados que estão parados nas casas das pessoas, fazendo com que a doação de livros se torne um hábito a todo mês de outubro”, diz a diretora Miriam Bevilacqua.

Segundo ela, a inspiração veio também do site bookcrossing, cujo objetivo é fazer os livros circularem de uma maneira simples. “Vários livros identificados foram deixados em locais públicos para que as pessoas os pegassem, os lessem e depois os devolvessem em novos lugares públicos para que os livros continuassem circulando”.





Os alunos do colégio, durante a campanha Leia São Paulo, colocaram 60 livros nos mais variados locais para que também pudessem circular.

Na campanha em 2010, foram envolvidos mais de 50 postos de arrecadação espalhados por São Paulo. “Conseguir 25 mil exemplares é um número

surpreendente por ser o primeiro ano da Campanha, e temos a certeza que faremos a alegria de muitas crianças, jovens e até mesmo adultos que não têm acesso facilmente a livros”, afirma a diretora.

Os livros foram separados e organizados para serem doados. Estão todos com ótimo aspecto. Para a pedagoga da Casa Ninho, uma instituição de crianças carentes com câncer, Maria José Fossa, as doações ajudarão a entidade a construir uma biblioteca para crianças e mães.

“Atendemos principalmente pessoas que vêm de Estados distantes atrás de tratamento para seus filhos. Elas passam meses aqui, por isso, a biblioteca pode ser um grande incentivo à leitura”.

Em 2011, a partir de outubro, o Gloria terá postos de arrecadação em igrejas, condomínios, grandes hipermercados e shopping-centers, por toda São Paulo, para a en trega dos livros. “Pretendemos chegar a 100 postos neste ano e com isso, dobrar o número de livros arrecadados”, explica Miriam. Todas as informações estarão no blog da Campanha: leiasaopaulo.wordpress.com.

SERVIÇO:

Doação de livros do Colégio Marista Nossa Senhora da Glória

Data: 25 de março, 15h

Local: Colégio Marista Nossa Senhora da Glória, Cambuci

Rua Justo Azambuja, 267.





Deixe seu comentário